terça-feira, maio 18, 2010

Próximo Sábado

Olá Lobitos!
Contamos com presença de todos, no próximo Sábado, a partir das 14:20h na sede. Material que todos os lobitos devem levar:
  • Uniforme
  • Lanche saudável
  • Garrafa de água
  • Caderno de Caça
  • Caderneta de progresso (a de argolas que tem o lobo na capa)
  • Caderno de apoio ao progresso
  • Boa disposição
  • Quota de 1€





Até Sábado
Velhos Lobos

quarta-feira, maio 12, 2010

Actividade em Aveiro

No passado fim de semana de 7 a 9 de Maio de 2010, a Alacateia Seeonee rumou até Aveiro, para a realização da Grande Caçada. O imaginário e cenário foi em torno do tema do período, e a actividade tinha como nome "Asterix e Obelix em Talábriga".
A actividade iniciou-se na Sexta à noite, na sede, de onde partimos em direcção a Aveiro. A viagem foi animada e alguns lobitos mostravam a ansiedade com a típica frase "ainda falta muito?". Finalmente por volta da meia noite chegámos ao local de acantonamento, onde organizámos tudo e fizémos silêncio.
A manhã de Sábado iniciou-se com a ginástica matinal, orientada pelo Baloo e com a companhia dos cães. Depois do uniforme vestido, pequeno almoço tomado e material organizado, seguimos para a primeira aventura, em Ílhavo, a visita à Vista Alegre.Visitámos a Capela e o Museu e aprendemos a evolução que a fabrica foi sofrendo e observámos os inúmeros trabalhos importantes que foram executados. Terminada a visita e sob uma chuva constante, seguimos para a Costa Nova, onde podemos conhecer a típicas casas às riscas, do antigo bairro de pescadores. Ao almoço fomos até Aveiro, e comemos num palco montado no Rossio. Da parte da tarde, conhecemos a cidade de uma perspectiva diferente, atrevés de um passeio nos canais urbanos da Ria, que abraça toda a cidade. O barco onde fizémos o passeio era um Mercantel, que antigamente servia para o transporte do sal. Depois do passeio houve tempo para brincar e criar novos gritos. Mas o dia ainda reservava mais descobertas, desta vez fomos até à Oficina do Doce, aprender a hitória e como se fazem os Ovos Moles. Aprendemos que os ovos moles surgiram nos conventos, inicialmente como fim terapeutico e como necessidade de dar uso às gemas que sobravam, pois as claras eram usadas para passar os hábitos das fereiras a ferro. Com a extinção das ordens religiosas, a receita foi implementada por algumas conhecedoras no exterior e assim predurou até aos nossos dias. A parte que os lobitos mais gostaram foi de fazer o enchimento dos ovos moles e no final comê-los. Terminada a actividade, foi tempo de regressar ao local de acantonamento e preparar as apresentações da Rocha de Conselho, assim como os trajes de Gaulês. Depois do jantar com caldo verde, a noite continuou animada com as apresentações e animações da Rocha de Conselho.
No último dia de actividade, houve tempo para brincar livremente e dar fazer uma caminhada até à Ria e ao Rio, observar as magníficas paisagens e observar alguns animais, como falcões, cegonhas e o lagostim, típico dos arrozais. Depois de almoço e com tudo arrumado, foi tempo de nos despedirmos de todos os cães, incluindo os cachorrinhos, e seguirmos viagem de regresso à Damaia. A actividade terminou com o Grande Uivo já na Sede ao final do dia.