No passado dia 6 de Fevereiro, a Alcateia despertou bem cedo, para ir até Sintra, onde decorreram as passagens de 4 Lobitos para a Tribo dos Escoteiros. Encontrámo-nos na Estação de comboios da Damaia e às 10:00 já estávamos em Sintra, prontos para conhecer novos desafios. Caminhámos até ao centro da Vila, onde tirámos fotografias junto do Palácio. Junto às escadas do palácio ganhámos folgo para a caminhada que se avizinhava. Calmamente fomos subindo o caminho pedestre que leva até ao Castelo dos Mouros. Durante o percurso podemos observar a paisagens, ver os mapas e descansar de vez em quando, pois a subida era penosa, que o digam alguns lobitos pata tenra. Chegados à entrada do Castelo, era tempo de nos despedirmos dos lobitos que iam passar para a aldeia dos Homens. Fizemos a cerimónia nas ruínas da Igreja de São Pedro de Penaferrim. Os lobitos que terminaram o seu percurso na Alcateia, retiraram todos os elementos do uniforme que os identificavam como lobitos e despediram-se do seu nome da Selva, a partir desse momento passaram a ser identificado pelo nome próprio. Após esta etapa e feitas as despedidas aos restantes lobitos, seguiram rumo à aldeia dos Homens, onde encontraram os elementos da tribo e respectivas patrulhas.
Terminadas as cerimónias, a alcateia prosseguiu com a sua actividade, onde iniciou uma visita ao Castelo dos Mouros. Após o almoço e as baterias recarregadas, houve oportunidade de explorar todo o castelo, descobrindo a cisterna, a porta da traição, as muralhas e seus torreões e apreciar a magnífica paisagem em redor, onde ao fundo se vislumbrava o Oceano. Ainda houve tempo para fazer jogos e brincar, antes de se iniciar a caminhada de regresso à Vila.
A descida foi bem mais rápida que a subida o que permitiu lanchar junto ao Palácio da Vila e brincar. Após este momento de pausa acompanhada pelo sol, era tempo de caminhar até à estação e regressar à Damaia.
Foi uma tarde completa onde se pode descobrir mais um pouco do nosso Portugal.