sábado, fevereiro 27, 2010

Novas Especialidades

No passado Sábado foram apresentadas algumas novidades, nomeadamente em relação às novas insígnias de aptidão da Alcateia. Apresentou-se o novo caderno onde é explicada cada insígnia e todos os lobitos se mostraram interessados. Depois desta apresentação, fizeram-se jogos, assinaram-se provas e ainda tivémos momentos de animação, em que dois lobitos fizeram uma apresentação musical inventada e ensaiada pelos próprios, para poderem avançar com uma das novas insígnias. Ainda houve tempo para aprender uma nova música/dança, o "Maracujá".
No Arrear da bandeira foi distribuido a lista de material para a actividade de grupo da próxima semana... o Kimberlândia está aí, contamos contigo!


segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Dia do Pensamento

Os Velhos desejam a TODOS os lobitos, um bom e feliz Dia do Pensamento


sábado, fevereiro 20, 2010

Progresso e Preparação

Este Sábado os lobitos tiveram a preparar e a dar ideias para o Kimberlândia (Acampamento de Grupo), que se irá realizar no fim-de-semana 6 e 7 de Março, pode-se já adiantar que as refeições escolhidas são muito apetitosas.
Houve lobitos que aproveitaram mais um Sábado para aumentar o seu progresso, uns explicaram uns jogos, para os todos os lobitos puderem jogar, outros mostraram os seus dotes e receberam insígnias de aptidão, depois de terem mostrado os requisitos pretendidos. Os lobitos que receberam as insígnias de aptidão foram:
  • Castor - Socorrista
  • Coelha - Artista
  • Javali e Papa-formigas - Bonecreiro

sábado, fevereiro 06, 2010

Aventura em Sintra e Passagem de Divisão

No passado dia 6 de Fevereiro, a Alcateia despertou bem cedo, para ir até Sintra, onde decorreram as passagens de 4 Lobitos para a Tribo dos Escoteiros. Encontrámo-nos na Estação de comboios da Damaia e às 10:00 já estávamos em Sintra, prontos para conhecer novos desafios. Caminhámos até ao centro da Vila, onde tirámos fotografias junto do Palácio. Junto às escadas do palácio ganhámos folgo para a caminhada que se avizinhava. Calmamente fomos subindo o caminho pedestre que leva até ao Castelo dos Mouros. Durante o percurso podemos observar a paisagens, ver os mapas e descansar de vez em quando, pois a subida era penosa, que o digam alguns lobitos pata tenra. Chegados à entrada do Castelo, era tempo de nos despedirmos dos lobitos que iam passar para a aldeia dos Homens. Fizemos a cerimónia nas ruínas da Igreja de São Pedro de Penaferrim. Os lobitos que terminaram o seu percurso na Alcateia, retiraram todos os elementos do uniforme que os identificavam como lobitos e despediram-se do seu nome da Selva, a partir desse momento passaram a ser identificado pelo nome próprio. Após esta etapa e feitas as despedidas aos restantes lobitos, seguiram rumo à aldeia dos Homens, onde encontraram os elementos da tribo e respectivas patrulhas.
Terminadas as cerimónias, a alcateia prosseguiu com a sua actividade, onde iniciou uma visita ao Castelo dos Mouros. Após o almoço e as baterias recarregadas, houve oportunidade de explorar todo o castelo, descobrindo a cisterna, a porta da traição, as muralhas e seus torreões e apreciar a magnífica paisagem em redor, onde ao fundo se vislumbrava o Oceano. Ainda houve tempo para fazer jogos e brincar, antes de se iniciar a caminhada de regresso à Vila.
A descida foi bem mais rápida que a subida o que permitiu lanchar junto ao Palácio da Vila e brincar. Após este momento de pausa acompanhada pelo sol, era tempo de caminhar até à estação e regressar à Damaia.
Foi uma tarde completa onde se pode descobrir mais um pouco do nosso Portugal.