segunda-feira, junho 29, 2009

Caçada de Verão - Em Góis, em busca do Vulcóis

A Grande Caçada, começou na sexta-feira dia 26 de Junho, às 21h30, quando os lobitos começavam a chegar à sede. Vinham todos muito felizes e também muito curiosos com o que poderia acontecer em Góis. Duma coisa eles já sabiam, iam estar com a Alcateia do Grupo 74.
O autocarro partiu à hora prevista e com todos os lobitos bem sentados, a paródia e a excitação aumentou. O Sr. Lima (motorista) para sossegar os lobitos colocou um filme, o Mr. Bones. Este filme foi bastante divertido, por isso recomendamos aos pais a sua visualização.
Chegados a Góis, foi tempo de colocar as mochilas às costas, carregar o material, comer a ceia, montar as tendas e dormir.
Como acordar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz escrever, houve lobitos que cumpriram esta máxima com todo o respeito, mas esqueceram-se que havia outros que queriam dormir.
Foi altura de tomar o grande pequeno-almoço e fazer uma pequena caminhada até à sede do 74 e conhecerem os lobitos deste grupo e outros de reverem velhos amigos.
Foi aqui que começou a grande Gincana, onde os "super-bandos" tinham que superar as provas que cada posto lhe apresentou e como uniram esforços conseguiram superar todas as provas com sucesso. A barriga já apertava e a fome aumentava, por isso foram todos almoçar ao parque do Cerejal. No final do almoço a Chefia de Alcateia do 74, tinha uma surpresa para todos, uma sobremesa feita de lava, que se chama "Vulcacóis" e que estava muito boa. A gincana da tarde meteu muita água, balões e mergulhos no rio. Mas ainda houve tempo para todos dizerem adeus, mas sem lágrimas nos olhos.
À noite aconteceu a grande Rocha de Conselho, onde cada bando, pode mostrar o melhor que tem dentro de si.
No Domingo e sem ninguém estar à espera caiu montes de água (a chamada chuva), o que fez com que as actividades de Domingo se atrasassem, mas como os lobitos tem uma camada de "Gore-tex", nem parecia que estava a chover. O campo foi desmontado com algum sacrifício pelo Velhos Lobos, enquanto os Lobitos que queriam ajudar esperavam dentro da sede do 74.
A Akelá do 74, deu-nos uma mãozinha e levou todo o material dentro do seu carro para a Transserrano, empresa que tinha uma actividade preparada e muito gira para os lobitos.
O almoço estava uma delicia e houve lobitos que quiseram repetir o Atum à Braz, uma ideia do Irmão Cinzento.
Após o almoço, começou a Caça ao Tesouro com duas equipas romanas, a vermelha e a verde. Tiveram que superar várias provas e dificuldades, como atravessar o rio no ar (slide), salvar as fitas de dentro de água (canoa), acertar a pontaria (arco e flecha) e descer no ar (rappel), sempre com a ajuda de alguns romanos bonzinhos que andavam por ali. Como conseguiram superar FANTASTICAMENTE bem as provas, foi lhe dadas a última pista para encontrar o tesouro e mais uma vez os lobitos uniram os esforços finais e conseguiram encontrar o ouro.
Com o jogo terminado, foi altura de entrar no autocarro e regressar para a Damaia, os lobitos estavam todos muito felizes e disseram que queriam regressar a Góis. Como o cansaço era grande, passado algum tempo pouco, já todos os lobitos dormiam.
Chegados à Damaia, o Sr. Lima não parou à frente da sede e a Akelá disse que íamos voltar para Góis e lobitos dizerem "weeeaaaaaahhhhhhh".


Alguns apanhados.



domingo, junho 21, 2009

Promessa de Lobito


Os momentos especiais não ficaram por aqui. O Javali e Papagaio depois de terem mostrado e progredido no progresso de Lobito, tiveram a honra e autorização da Osga do Grupo para receber o lenço e assim foi, agora já tem um olho aberto e o pescoço protegido também.

PARABÉNS JAVALI

PARABÉNS PAPAGAIO

Mais um Final Feliz

Preparação da Caçada e SCOUT TECH

Foi um Sábado bastante divertido e produtivo. Todos os Lobitos tiveram em primeiro lugar que enfrentar a prova do calor. Esta prova passava por todos os lobitos terem que suar e todos conseguiram superar com êxito.
Foi dado a conhecer onde ia ser a Grande Caçada de Verão e todos os lobitos gostaram da ideia de ir para Góis, porque entre muita água e parodia, vai haver também um momento de convívio com a Alcateia do Grupo 74 e "matar" algumas saudades também.
Os lobitos decidiram quais vão ser as refeições. Estas vão passar por salsichas, carne e atum, acompanhadas por arroz e esparguete. Vai haver também muito leite, cereais e água. Água é o que não pode faltar, porque os Lobitos terão que soltar a lava que há dentro destes.

Para finalizar a reunião, o Grupo tive a oportunidade de assistir ao vídeo dos 30 anos do Grupo 48, que foi o tema do SCOUT TECH da TRIBO de EXPLORADORES.

A seguir ao vídeo foi o momento da SCOUT TECH da Alcateia, onde os lobitos apresentaram o tema que escolheram para este 3º período. Estes puderam mostrar e falar sobre o vulcanismo, explicar como se faz uma erupção e os grandes desenhos que estes tinham feito sobre os vulcões, claro!




Ainda tivemos a oportunidade de conhecer o aspirante a caminheiro, que queria ser lobito, mas como tem duas mãos, não conseguiu a sua admissão.

domingo, junho 07, 2009

Passagem e Promessa de Lobito

No passado dia 6 de Junho de 2009, o Água passou da Alcateia para a TRIBO de ESCOTEIROS, deixando assim de ser Águia e agora é conhecido na Aldeia dos Homens como RUI. Mas antes da passagem o Águia participou no seu último Grande Uivo e deixar os seus objectivos de Lobitos com a Akelá e Baguerá. O Águia estava muito feliz, mas ainda teve tempo de largar umas lágrimas cá para fora.
Os Lobitos desejaram ao Águia Boa Caça cheias de Aventuras, na sua nova Divisão.
PARABÉNS e OBRIGADO ÁGUIA

Os momentos especiais não ficaram por aqui, o Castor depois de ter mostrado e progredido no progresso de Lobito, teve a honra e autorização da Osga do Grupo para receber o lenço e assim foi, agora já tem um olho aberto e o pescoço protegido também.
PARABÉNS CASTOR

Queres ser um Vulcanólogo?

Foi com esta pergunta, que começou a actividade de Alcateia no dia 6 de Junho de 2009. Para os Lobitos puderem ser vulcanólogos, primeiro tiverem aprender e reaprender como se dobra o lenço.Após esta aprendizagem, foi altura de decidir se os Lobitoa-Vulcanólgos ficavam no exterior ou no interior, mas os bons vulcanólogos trabalham bem é no interior a estudar e por isso foram sentar-se no covil e responder às questões que Akelá, Baguerá e Irmão Cinzento. colocaram. Puderam também ver pedra-pemos a boiar e outra rocha vulcânica não.Os nossos Lobitos-Vulcanólgos souberam responder a todas as questões e mostraram serem grandes conhecedores de vulcões.
Foi nesta altura que os Lobitos meteram mãos à argila e cada bando fez o seu vulcão, após grandes trocas de ideias de vulcões em miniaturas. Todos os mini vulcões estavam espectaculares, por isso o consenso final foi juntar toda a argila e moldar com as mãos todas a até dar um bom resultado.

Bando Ruivo
Bando Cinzento
Bando Castanho

Já com os vulcões finalizados, o Irmão Cinzento explicou quais eram os ingredientes para ser fazer lava, mas a fingir e depois com a supervisão da Akelá, Baguerá e Irmão Cinzento, os Lobitos misturam detergente, com vinagre, água e corante, ao fermento que estava dentro de um copo dentro do vulcão.
Os lobitos ainda tiveram tempo para moldarem um objecto à sua escolha com massa feita à base de farinha, água e detergente.
Com tudo feito e pronto foi altura de se montar uma pequena exposição dentro do covil, onde alguns pais tiveram já a oportunidade de visitar e de ver as obras primas de todos os lobitos.